Dieta para pancreatite aguda e crônica

O tratamento e a dieta para pancreatite do pâncreas, um cardápio exemplar e outras características da alimentação do paciente são questões que não podem ser ignoradas. Durante as exacerbações, a dieta é muito limitada, durante os períodos de remissão o paciente pode se permitir alguma variedade.Para controlar a alimentação, é recomendável fazer uma lista de pratos da semana, isso tornará a alimentação variada e saborosa, além de evitar quebras indesejadas e consumo de alimentos proibidos.

Pâncreas inflamado com pancreatite

Princípios de nutrição

Pancreatite, sintomas e tratamento, dieta durante exacerbações e remissões são questões que preocupam todas as pessoas que têm problemas no trato gastrointestinal.

A doença geralmente ocorre devido à má nutrição.

O abuso de alimentos gordurosos e fritos, o consumo excessivo de álcool causam dores abdominais, crises de náusea e deterioração geral da saúde. Isso ocorre devido a alterações na acidez do intestino delgado, com excesso de enzimas e toxinas. Na ausência de tratamento adequado, a doença progride e os sinais característicos tornam-se cada vez mais pronunciados. Durante as exacerbações, a condição do paciente piora acentuadamente, depois que o ataque passa, o paciente gradualmente começa a se sentir melhor. Seguir uma dieta balanceada ajudará a acelerar o início da remissão. O tratamento em adultos e crianças é complementado com medicamentos prescritos por um médico.

A nutrição terapêutica para pancreatite é a chave para normalizar o funcionamento do pâncreas.

Produtos adequadamente selecionados não irritam o trato gastrointestinal, fornecendo ao organismo a quantidade necessária de proteínas, carboidratos, gorduras e vitaminas. O cardápio depende do estágio da doença. Durante as exacerbações, recomenda-se o jejum completo e, em seguida, a dieta é ampliada gradativamente. O médico assistente deve explicar o que você pode comer com pancreatite. Você precisa seguir uma dieta rigorosa por seis meses, depois pode mudar para um horário alimentar mais relaxado. Porém, os alimentos proibidos devem ser evitados mesmo na fase crônica. Eles podem provocar um ataque, após o qual o tratamento terá que ser reiniciado.

Um paciente com pancreatite deve comer com freqüência, em pequenas porções. É preferível dividir a alimentação diária em 4-5 refeições, antes de dormir pode-se comer uma fruta, beber suco de vegetais ou qualquer bebida láctea fermentada sem açúcar. Não se recomenda jejuar e reduzir muito as porções, a recusa em comer só é necessária no início da doença ou após crises graves. Porém, não se deve comer demais, pois ultrapassar a ingestão calórica diária piora a digestão, provoca problemas nas fezes e pode causar desconforto no pâncreas. Recomenda-se discutir todas as nuances da nutrição na pancreatite com seu médico.

Os alimentos devem ser preparados diariamente, sendo preferível evitar visitar restaurantes onde não haja como controlar a frescura dos alimentos e a composição dos pratos. A dieta terapêutica inclui pratos cozidos no vapor, fervidos, assados no forno ou no micro-ondas. A nutrição adequada é necessária para a absorção normal dos medicamentos. Por exemplo, ao tomar um suplemento enzimático, a dieta deve excluir alimentos ácidos e gorduras animais.

Menu para exacerbações

Um ataque agudo de pancreatite é um bom motivo para hospitalização. O tratamento adicional é realizado sob a supervisão de um médico.

Nos primeiros 3 dias após uma crise, é aconselhável manter uma dieta de fome, dando descanso ao pâncreas.

Água de arroz, água mineral, infusão de rosa mosqueta e chá de ervas fraco ajudam a manter a força. Beba de 5 a 6 copos de líquido por dia, isso estimula a eliminação de toxinas e reduz os níveis de acidez. Em alguns casos, é fornecida a administração intravenosa de soluções que sustentam o corpo.

Após 2 dias, uma dieta rigorosa permite incluir novos pratos em sua dieta: cenoura cozida ralada, purê de batata ou abobrinha, almôndegas ou suflê de peixe magro ou filé de frango. Nesse período, são úteis mingaus líquidos com água, purê de sopas de vegetais e geleia caseira. Se sua saúde permitir, você pode introduzir frutas e vegetais cozidos no vapor em sua dieta.

Uma dieta suave para pancreatite em adultos e crianças envolve pequenas porções e alimentação pelo menos 4 vezes ao dia. No período agudo, é necessário excluir pratos muito quentes, devendo-se observar moderação com sal, açúcar e temperos. Todos os alimentos são preparados em casa e não podem ser armazenados por longos períodos de tempo.

Produtos Proibidos

Na pancreatite aguda ou crônica, a alimentação deve seguir rigorosamente as recomendações do médico assistente. É preciso ter cuidado na hora de escolher os produtos. Existem pratos que precisam ser excluídos permanentemente do cardápio. A lista de paradas inclui:

  • gorduras vegetais e animais hidrogenadas;
  • temperos e especiarias quentes;
  • iguarias e enchidos fumados;
  • comida enlatada;
  • pratos cozinhados fritos ou em fogo aberto;
  • doces industriais;
  • bebidas carbonatadas;
  • álcool em qualquer forma;
  • cogumelos;
  • caldos fortes de ossos e carne;
  • comida rápida;
  • produtos semiacabados empanados;
  • carne vermelha gordurosa.

Durante as exacerbações, a lista de alimentos proibidos aumenta significativamente. Inclui pratos que podem ser consumidos durante a remissão, focando no estado geral do paciente. No período agudo, é necessário retirar da dieta:

  1. Frutas e bagas doces:uvas, figos, peras, tâmaras. Isso se aplica tanto a frutas frescas quanto a diversas sobremesas baseadas nelas.
  2. Leguminosas:soja, ervilha, feijão, lentilha. Os produtos desta categoria não são recomendados para consumo mesmo após tratamento térmico.
  3. Alimentos cozidos, assados ou fritos.Causam aumento da secreção de suco gástrico, o que é indesejável na pancreatite aguda.
  4. Quaisquer vegetais e frutas frescas.Eles devem ser fervidos ou cozidos no vapor.
  5. Alimentos ácidos:marinadas, chucrute, molhos industriais ou caseiros.

Todos os produtos acima são retirados da dieta por pelo menos seis meses. O momento mais preciso da dieta terapêutica depende das recomendações do médico e da condição individual do paciente.

O que comer para pancreatite crônica

O médico assistente deve saber como se alimentar adequadamente quando a pancreatite se torna crônica. Anteriormente, tal doença implicava uma finalidade específica - tabela de dieta 1. A primeira tabela exclui alimentos gordurosos e fritos, permitindo uma quantidade moderada de ovos, assados, carnes magras e peixes.

Um item obrigatório é uma grande quantidade de líquido.

É útil incluir em sua dieta diária purê e sopas recheadas com caldo fraco de frango ou vegetais, mingaus líquidos com água ou leite desnatado, sucos naturais, água mineral e chás de ervas. Em casa, você pode preparar sucos de frutas sem açúcar com frutas frescas ou congeladas, compotas de frutas frescas e secas e geleia líquida.

A dietoterapia moderna implica uma gradação diferente. Em vez de tabelas numeradas, foram introduzidas abreviaturas alfabéticas, enquanto o conjunto básico de produtos recomendados para uma determinada doença permaneceu praticamente inalterado. Para doenças do pâncreas, uma dieta rica em proteínas (dieta rica em proteínas) ou SB (dieta leve) é adequada. A primeira opção é recomendada durante o período de remissão, a segunda é indicada para pacientes com risco de exacerbações. A dieta é desenvolvida individualmente, levando em consideração o estado do paciente.

Produtos permitidos para doenças crônicas

Ao decidir o que comer com pancreatite crônica, você deve se concentrar nas recomendações de especialistas. A lista de produtos é bastante ampla, mas para prevenir exacerbações é necessário respeitar rigorosamente a quantidade recomendada. Uma balança de cozinha precisa o ajudará a determinar seu limite diário. As regras para a criação de um cardápio semanal para pancreatite implicam nos seguintes padrões:

  • pão seco de trigo ou grãos: não mais que 300 g por dia;
  • gorduras: 80 g (esse limite inclui laticínios e gorduras animais contidas em produtos naturais);
  • ovos: não mais que 4 peças por semana.

Além disso, sua dieta diária deve incluir:

  • carne magra de aves sem pele (frango, peru);
  • peixes marinhos e fluviais com baixo teor de gordura (bacalhau, escamudo, lúcio, lúcio);
  • leite e produtos lácteos fermentados (requeijão, kefir, Varenets, leite fermentado cozido, iogurte sem adoçantes e aditivos);
  • mingaus de cereais integrais (trigo sarraceno, arroz, milho, cevadinha, aveia).

A nutrição dietética para pancreatite em adultos e crianças envolve um aumento gradual na quantidade de vegetais e frutas. Vale a pena seguir uma dieta vegetariana durante vários dias, especialmente útil para pessoas com excesso de peso corporal. Para pancreatite, o menu deve incluir:

  1. Cenoura.Fonte de caroteno, valiosa fibra alimentar. Utilizado fresco ou cozido no preparo de saladas, sopas em purê, suflês e caçarolas. Suco de cenoura espremido na hora com uma gota de azeite ou creme é benéfico.
  2. Batata.Rico em potássio e sódio, de fácil digestão, ajuda a reduzir a acidez. É melhor servir raízes como purê. A batata será um excelente acompanhamento, base para uma sopa nutritiva. Não é recomendado fritar, fritar ou grelhar.
  3. Abobrinha.Eles contêm um mínimo de calorias, são ricos em potássio e têm um leve efeito laxante. Adequado para preparar macarrão de vegetais, uma variedade de ensopados, sopas, caçarolas e purês. Acompanha bem outros vegetais, carnes e peixes.
  4. Maçãs.Fonte de vitamina C, potássio, ferro. São utilizados no preparo de sucos naturais, compotas e sobremesas diversas com teor mínimo de açúcar. É preferível usar variedades locais com um sabor adocicado rico (Antonovka, Ranet).
  5. Bananas.Rico em potássio, vitaminas B, aminoácidos valiosos. São de fácil digestão e não provocam aumento da acidez. É preferível consumir fresco, podendo ser incluído em saladas de frutas, smoothies, purês e suflês.

Menu de amostra para a semana

O cardápio para pancreatite deve ser o mais variado possível. É aconselhável fazer uma lista de compras com antecedência e preparar refeições frescas todos os dias. A tabela inclui uma dieta aproximada, é importante garantir que os pratos não sejam repetidos com muita frequência.

Quanto mais interessante a dieta, menor a tentação de comer uma iguaria da lista de proibidos e correr o risco de sofrer um novo ataque.

O paciente deve decidir como se alimentar durante a pancreatite, mas antes de criar seu próprio cardápio da semana, você deve consultar seu médico.

Dias da semana Café da manhã Jantar Lanche da tarde Jantar
Segunda-feira Mingau de trigo sarraceno, bebida de chicória. Salada verde, sopa de brócolos, bacalhau assado, compota de frutos secos. Gelatina de frutas. Macarrão marinho, chá de rosa mosqueta.
Terça-feira Caçarola de requeijão com passas, chá verde. Caldo com almôndegas, pilaf com legumes, suco de frutas vermelhas. Queijo de soja, biscoito. Ensopado de legumes, cacau.
Quarta-feira Aveia. Salada de beterraba, caldo de galinha, costeleta de vitela com purê de batata, suco de maçã. Maça assada. Suflê de peixe, torradas, chá.
Quinta-feira Omelete com legumes, torradas, chá. Salada de cenoura, sopa de repolho verde, almôndegas, compota de maçã. Damascos secos, amêndoas. Ensopado de abobrinha, chá de rosa mosqueta.
Sexta-feira Cheesecakes com creme de leite, bebida de chicória. Salada de repolho fresco, sopa de brócolis, bacalhau com batata, suco de cranberry. Geléia de frutas vermelhas, biscoito. Sushi caseiro, chá verde.
Sábado Requeijão, bebida à base de chicória. Salada de frutas, sopa de repolho magra, rolinhos de repolho, geleia de leite. Queijo quaresmal, uvas. Frango salteado, chá de ervas.
Domingo Mingau de milho, chá com leite. Salada de tomate e pepino, sopa de peixe, berinjela salteada, compota de damascos secos. Suflê de maçã. Macarrão com frutos do mar, chá.

Os alimentos para pancreatite devem ser preparados na hora e não devem ser armazenados na geladeira. Para preparar os pratos do dia a dia, não utilize produtos semiacabados empanados que contenham quantidades excessivas de sal, açúcar ou gordura. A única exceção são os produtos especiais para pacientes com pancreatite, vendidos nos departamentos de nutrição médica. Possuem composição balanceada e não contêm conservantes artificiais, corantes, intensificadores de sabor e outros ingredientes nocivos. Preparados de carne, peixe ou vegetais combinam bem entre si e podem virar ingredientes para pratos caseiros saborosos e saudáveis.

A dieta após a pancreatite praticamente não difere do cardápio recomendado para pacientes crônicos. Mesmo que o médico tenha decidido que o paciente não corre mais risco de exacerbação, você não deve comer alimentos gordurosos, salgados e doces.

O pâncreas é um órgão muito sensível, cada ataque afeta negativamente o seu estado, aumentando o risco de complicações.

Durante o dia você deve beber bastante líquido e reduzir a quantidade à noite para evitar inchaço.

Receitas saudáveis

As receitas dietéticas para pancreatite são simples, os pratos contêm um mínimo de ingredientes. Aprender a cozinhar alimentos saudáveis e saborosos não é difícil. Para começar, você deve adquirir um conjunto de ferramentas e equipamentos necessários. O seguinte conjunto útil ajudará a fornecer um menu ideal para os pacientes:

  • banho-maria;
  • moderno forno micro-ondas com função de cozimento;
  • moldes para porções;
  • utensílios medidores com balança para dosagem precisa dos ingredientes;
  • balanças de cozinha que permitem ajustar o tamanho das porções;
  • liquidificador para fazer purês, suflês, smoothies e mousses.

Ao preparar os alimentos, é necessário reduzir a quantidade de açúcar, sal e temperos picantes. Os pratos bem preparados ficarão saborosos sem aditivos artificiais, basta temperá-los com ervas, óleo vegetal não refinado, mel e outros ingredientes saudáveis.

  1. Bebida de Rosa Mosqueta.Contém a quantidade necessária de ácido ascórbico, ajuda a tratar a pancreatite na fase crônica ou aguda. Para preparar um punhado de frutos secos, despeje 1 litro de água fervente e deixe em uma garrafa térmica por várias horas. Antes de beber, a bebida pode ser adoçada adicionando 1 colher de chá. mel natural. A mesma infusão pode ser preparada com espinheiro ou bagas de chokeberry.
  2. Filé de frango.O peito sem pele é cortado longitudinalmente e colocado num prato. Cada porção é polvilhada com uma pequena quantidade de sal marinho misturado com ervas secas: alecrim, tomilho, aipo, salsa. O filé é assado tampado no micro-ondas por 10 minutos. Você pode servir com purê de batata ou couve-flor cozida no vapor.
  3. Sopa de brócolis e couve-flor.Você pode usar alimentos frescos ou congelados para prepará-lo. As inflorescências são divididas em pequenas partes e fervidas em um pouco de água. Quando o repolho ficar macio, despeje a sopa no liquidificador e bata. O prato acabado é levemente salgado, acrescenta-se um pouco de azeite e croutons de trigo caseiros.
  4. Caçarola de legumes.Abobrinha, batata e cenoura são lavadas, descascadas e cortadas em rodelas bem finas. É conveniente cortar legumes com um cortador especial ou uma faca para descascar. Pratos finos são colocados em forma resistente ao calor, levemente untados com óleo vegetal. Cada camada é polvilhada com ervas aromáticas e levemente polvilhada com óleo. O sal é adicionado em quantidades mínimas. O prato é levado ao forno e assado até os legumes ficarem macios. A superfície da caçarola é polvilhada com queijo magro ralado e levada ao forno por mais 2 minutos. Você pode servir vegetais sozinhos ou como acompanhamento para aves e peixes.

A nutrição adequada para pancreatite pancreática ajudará a evitar dor, incapacidade e hospitalização de emergência. A tarefa do médico e do paciente é alcançar a remissão a longo prazo e excluir novos ataques. O médico assistente poderá explicar o que é e o que não é possível para a pancreatite, recomendar os alimentos mais saudáveis e ajudar a criar um cardápio balanceado.