O jornal americano Chicago Tribune pesquisou as dietas populares dos últimos anos e identificou as mais acessíveis.De acordo com o estudo, as dietas cetônica, vegetal, mediterrânea e paleo foram as mais baratas para todas as populações. A nutricionista comentou sobre essas dietas e disse ao 5-tv. ru quais os danos e benefícios que elas podem trazer ao corpo humano.
A dieta ceto
A dieta cetogênica visa evitar carboidratos. Os principais alimentos da dieta devem ser proteínas e gorduras insaturadas, que desempenham o papel das principais fontes de energia do organismo. Nesse caso, o processo de "cetose" é ativado, que quebra as gorduras para obter energia.
Uma pessoa deve comer 70–80% de gorduras saudáveis, 20–25% de proteínas e 5–10% de carboidratos saudáveis, como vegetais, por dia. Os seguintes alimentos devem ser excluídos da dieta:
- Frutas e frutas secas;
- Açúcar;
- Doces;
- Farinha de trigo;
- Salsichas;
- Produtos semi-acabados;
- Vegetais ricos em amido: milho, batata, abóbora, legumes
- Cereais;
- Bebidas alcoólicas.
Uma dieta baixa em carboidratos é adequada para quem deseja perder peso rapidamente. Além de uma dieta balanceada com dieta cetônica, você deve adicionar exercícios físicos, como exercícios na academia. Mas não exagere! Existe um período de adaptação do corpo a uma nova dieta. O menu dietético da dieta ceto consiste em:
- Um peixe;
- Frutos do mar;
- Carne de vaca, frango, peru;
- Ovos de galinha e codorna;
- Abacate;
- Pepinos;
- Abobrinha;
- Verdes;
- Vegetais folhosos
- Bagas de Bush;
- Cogumelos;
- Nozes;
- Azeite;
- Óleo de semente de abacate;
- Óleo de côco
- Creme;
- Sementes.
A dieta tem suas próprias contra-indicações. A dieta cetogênica é contra-indicada em pessoas com qualquer tipo de diabetes mellitus, doença renal, dependência de insulina e mulheres grávidas. A dieta cetônica pode ser perigosa para quem tem problemas com o hormônio prolactina. Devido à falta de uma quantidade normal de carboidratos na dieta, existe a possibilidade de violação da secreção de hormônios como estrogênio e progesterona nas mulheres.
A nutricionista disse que a dieta cetônica é um programa de tratamento e é prescrita por um médico. A transição para esta dieta pode prejudicar uma pessoa, não beneficiar. Ela alertou para não confiar em blogueiros populares que dão conselhos à esquerda e à direita. No caso de uma dieta tão séria como a cetogênica, você definitivamente deve consultar o seu médico.
Dieta à base de plantas inteiras
Mudar para alimentos vegetais não significa que você se tornou vegetariano. A pessoa inicia uma alimentação saudável, rica em vitaminas e nutrientes. Alimentos salgados e doces são substituídos por produtos naturais sem intensificadores de sabor, conservantes e outros elementos prejudiciais.
O que significa uma dieta baseada em vegetais? Para responder a essa pergunta, vale a pena focar na palavra "vegetal", ou seja, nos produtos de origem vegetal. A nova dieta exclui produtos de origem animal refinados e processados, ou seja, produtos semiacabados. Ao mudar para uma dieta baseada em vegetais, vale a pena desistir de alimentos familiares como:
- Produtos lácteos: leite, kefir, queijo, queijo cottage, creme de leite, iogurtes e outros;
- Ovos;
- Qualquer tipo de carne e peixe;
- Frutos do mar;
- Outros produtos que contenham elementos de origem animal, como o mel.
O que há então? O vegetarianismo e o veganismo estão em alta, o que significa que você pode pegar produtos emprestados dessas cestas de compras. Por exemplo, o leite pode ser facilmente substituído por leite vegetal: soja, coco, amêndoa, aveia e outros. Sim, a um preço ligeiramente superior, mas as ofertas no mercado russo em diferentes categorias de preços aumentam a cada dia. Use o mesmo princípio para escolher outros produtos à base de leite. Alimentos vegetais inteiros se concentram em carboidratos, que devem ser pelo menos 80%, 10% de gordura e outros 10% de proteínas vegetais. Se você decidir mudar para este tipo de alimento, encha a geladeira com os seguintes produtos:
- Frutas;
- Vegetais;
- Tubérculos: raízes, batatas, beterrabas, rutabagas, pastinacas e outros;
- Grãos inteiros;
- Pão de trigo integral;
- Legumes;
- Alimentos vegetarianos e veganos: doces, carne de soja, leite vegetal, pudins de soja, tofu e muito mais.
A nutricionista percebeu que uma dieta baseada em produtos vegetais pode ser comparada a um jejum ortodoxo. Um nutricionista recomenda seguir uma dieta baseada em vegetais como parte dos dias de jejum para manter a saúde. Mas antes de mudar completamente para essa dieta orgânica, vale a pena verificar sua genética.
Nem todas as pessoas são capazes de "sentar" em uma dieta baseada em vegetais devido ao baixo teor de certos elementos, como vitaminas B e C. Em primeiro lugar, você deve consultar seu médico para a seleção de suplementos dietéticos que irão preencher o déficit de uma dieta de planta inteira.
A nutricionista alertou que após cerca de cinco anos dessa dieta sem nenhum exame médico, podem surgir problemas no corpo humano.
dieta Paleo
A dieta paleolítica é chamada de dieta do homem das cavernas. Esta é uma rejeição de fast food, alimentos de conveniência, carboidratos simples em favor da comida tradicional.
Este tipo de dieta acelera o metabolismo e afeta a clareza da pele. Em 2013, a dieta paleolítica foi reconhecida como a mais popular por consultas no Google, observou o portal HuffPost. Mas também há uma opinião negativa sobre este programa de nutrição. A British Dietetic Association designou a Dieta Paleo pela Pior Dieta Recomendada por Celebridades em 2015. Segundo a associação, essa dieta é capaz de desenvolver deficiências nutricionais.
A nutricionista acredita que a dieta paleolítica pode atuar como um programa de tratamento recomendado pelos médicos. É adequado para aquelas pessoas que têm problemas com o sistema imunológico. O menu paleo inclui produtos de origem animal, mas de origem orgânica. Descubra como os animais foram alimentados antes de chegar às prateleiras. Na pecuária moderna, o milho é usado como ração e é proibido pela filosofia paleo. Você também precisa mudar para os seguintes produtos:
- Carne de gado, aves, peixes;
- Frutos do mar;
- Vegetais;
- Fruta, mas somente após esforço físico;
- Nozes "cruas" sem torrar;
- Óleos vegetais, mas exclusivamente prensados a frio com o rótulo Virgin;
- Sementes.
Para definir a dieta paleo "proibida", pense nos alimentos que não estavam disponíveis durante a era paleolítica. Basicamente desista:
- Lacticínios;
- Produtos de soja;
- Açúcar;
- Bebidas carbonatadas;
- Doces;
- Café e chá;
- Cultivo de cereais;
- Legumes.
Antes da dieta paleo, vale a pena ser testado para intolerância a certos alimentos. A nutricionista lembrou que uma alimentação saudável para uma pessoa moderna deve ser balanceada e incluir todos os grupos alimentares. Seguindo o exemplo da dieta paleolítica, nossos ancestrais comiam há milhares de anos. A evolução do corpo humano não acompanha os fatores da civilização que foram observados nos últimos 10-15 anos.
dieta mediterrânea
Uma dieta descomplicada baseada na dieta tradicional mediterrânea. Sua nutrição é idealmente balanceada e a base são os carboidratos, cuja porcentagem é de 60% da dieta total. Além disso, 30% é dado às gorduras, obtidas principalmente do azeite e 10% às proteínas - leguminosas, peixes, carnes.
A nutricionista acredita que a dieta mediterrânea é uma das mais eficazes, mas para quem vive na região mediterrânea. O efeito da dieta depende do clima, do ritmo de vida e do frescor dos alimentos. Afeta a atividade, vitalidade e longevidade. Durante a dieta, você deve consumir:
- Vegetais;
- Verdes;
- Azeitonas verdes e pretas;
- Azeite;
- Nozes;
- Carne natural e magra, mas em pequenas quantidades;
- Frutos do mar;
- Ovos, mas não mais de quatro por semana;
- Pequenas quantidades de produtos lácteos fermentados;
- Cereais;
- Massas integrais;
- Pão de trigo integral;
- Legumes.
Para ter sucesso na perda de peso com a dieta mediterrânea, você deve fazer pequenas refeições e não se esquecer da atividade física. O café da manhã deve incluir carboidratos complexos, como muesli ou cereais. Para o almoço, prepare massas e vegetais, e para o jantar, proteínas e também vegetais frescos. Vale a pena excluir do seu menu durante a dieta:
- Produtos lácteos gordurosos;
- Açúcar;
- Reduza a ingestão de sal;
- Gordo;
- Carne vermelha.
Nosso programa nutricional deve incluir fontes de proteína completa e gorduras animais para energia.